Palavras memoráveis
Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]
Hoje entramos num novo ano. Espero que seja um ano generoso para todos e todas.
Sou pela paz, pelo amor, amizade e pela aposta em sentimentos positivos que nos conectem com o outro. Sou pelo humanismo e pela empatia. E são estes os grandes pilares que gostaria que todos e todas tivessem em 2023, todos eles sustentados por uma saúde que nos dê energia, vontade de viver e fé nas flores que o mundo ainda nos fará descobrir.
Em 2023, que possamos continuar a ler tudo o que nos apetecer. Que tenhamos a liberdade de abandonar um livros que não nos está a conquistar. Que tempo de leitura não seja escasso, mas que possamos ler um livro ao longo do tempo necessário (o que quer dizer que podes ler 300 páginas numa semana ou num mês, não há problema). E, acima de todas estas coisas, que possamos continuar a ser felizes a ler e partilhar as nossas leituras.
Saúde e amor numa caminhada de felicidade e de bons momentos ao longo dos 365 dias deste novo ano.
FELIZ ANO NOVO!
Comecei o ano com muita vontade de ler, mas sabia que deveria definir um número baixo em termos de desafio. O meu objetivo era ler 30 livros. Consegui ler 35, número que consegui com alguns livros infantis pelo meio. O Goodreads só marca 32, porque há livros que não estão identificados.
Destes, 24 foram escritos por mulheres e 11 por homens. Li apenas 5 livros escritos por escritores(as) nacionais.
O livro mais longo que li tinha 576 páginas e o livro mais curto tinha 11 páginas.
Quanto ao número de páginas lidas, em 2022 consegui ler um total de 10220 páginas, sendo que foi no mês de maio que mais páginas li.
Relativamente à classificação, atribui uma estrela a um livro, duas estelas a dois livros, três estrelas a oito livros, quatro estrelas a quinze livros e nove livros receberam a classificação máxima de cinco estrelas.
Descobri 19 novos autores, sendo que alguns deles deixaram a vontade de conhecer ainda mais a sua obra, nomeadamente: Olga Tokarczuk, Noelia Amarillo, Emily Henry e Donato Carrisi.
Como só li 30 livro foi fácil fazer um top 5 de melhores leituras. Este ano ainda conseguir a proeza de ordená-los. Ficam os meus 5 livros preferidos, ordenados por ordem do mais preferido para o menos preferido.
Estes dois desafios representam a minha maior derrota de 2022. Li pouquíssimos escritores portugueses e isso refletiu-se num desempenho medíocre nestes desafios.
Li cinco livros escritos por escritores nacionais. Gostava de inverter este resultado no próximo ano, mas não sei se irei consegui-lo.
De homens li dois livros:
1) A maldição do marquês, Tiago Rebelo
2) A máquina de fazer espanhóis, Valter Hugo Mãe
De mulheres li três livros:
1) Aquorea -Inspira, M. G. Ferrey
2) Intervenção psicológica com ludoterapia, Raissa Santos
3) A vida sem ti, Tânia Ganho
Isto fez com que só conseguisse completar cinco categorias no desafio Alma Lusitana.
Porto | Um livro que dê voz a minorias --> A máquina de fazer espanhóis, Valter Hugo Mãe
Aveiro | Um livro com sabor --> Intervenção psicológica com ludoterapia, Raissa Santos
Coimbra | Um livro com viagens dentro --> A vida sem ti, Tânia Ganho
Leiria | Um livro de um autor pouco conhecido
Évora | Um livro de capa azul --> A maldição do marquês, Tiago Rebelo
Guimarães | Um livro só com uma palavra no título
Sintra | Um livro sobre natureza
Bragança | Um livro de/sobre famílias --> Aquorea -Inspira, M. G. Ferrey
Gaia | Um livro de regressos/recomeços
Lisboa | Um livro censurado
Braga | Um thriller
Óbidos | Um livro intimista/que conforta
Neste último mês do ano recebi alguns livrinhos que hoje partilho contigo.
Empréstimo
Da Daniela recebi mais um livro para o nosso projeto de empréstimos. A escolha recaiu no livro Se fosse perfeito de Colleen Hoover e será uma das minhas primeiras leituras em 2023.
Prenda de aniversário
O meu aniversário foi em outubro, mas em dezembro é um bom mês para receber presentes de aniversário. A Daniela presenteou-me com o livro A desconhecida do Sena de Guillaume Musso. Daniela, muito obrigada pelo teu presente.
Presentes de Natal
Duas meninas simpáticas da comunidade enviaram-me uns miminhos pelo Natal. Da Susana recebi os livros Conversas com a minha gata de Eduardo Jáuregui e A religião dos livros de Carlos Maria Bone; da Tita recebi o livro Fraturado de Karin Slaughter. Susana e Tita muito obrigada pelo carinho.
E tu, recebeste livros pelo Natal? Que livros te deixaram no sapatinho?
Este desafio é original da Iolanda do blog Horizonte dos livros
Tal como todos os outros desafio, também não o consegui concluir. Das 12 categorias do Bingo, consegui completar 6.
Como para 2023 criei o meu próprio bingo, não irei repetir este desafio no próximo ano.
Este desafio foi criado pela Daniela, e eu decidi dar-lhe continuidade em 2022.
Em 2022, li 16 livros da minha estante e consegui fazer um total de 34 pontos (tendo em consideração o ano em que eles deram entrada na minha estante).
Fica aqui o registo das leituras e as respetivas pontuações.
Livro | Ano | Pontos |
1. A doçura da chuva, Deborah Smith | 2018 | 5 |
2. Fica comigo, Noelia Amarillo | 2021 | 2 |
3. Cerimónia mortal, J. D. Robb | 2021 | 2 |
4. Curar as energias negativas, Anne Jones | 2021 | 2 |
5. Voltar a encontrar-te, Marc Levy | 2022 | 1 |
6. Olá, Sapo!, Gabriele Clima | 2022 | 1 |
7. A terapeuta, Gaspar Hernàndez | 2020 | 3 |
8. Uma aposta perversa, Emma Wildes | 2022 | 1 |
9. Pessoas altamente sensíveis, Elaine Aron | 2022 | 1 |
10. O egomaníaco, Vi Keeland | 2022 | 1 |
11. Intervenção psicológica com ludoterapia, Raissa Santos | 2022 | 1 |
12. Pessoas normais, Sally Rooney | 2021 | 2 |
13. Salva por um escocês, Sarah MacLean | 2020 | 3 |
14. A música das abelhas, Eileen Garvin | 2022 | 1 |
15. A vida sem ti, Tânia Ganho | 2020 | 3 |
16. 12 regras para a vida, Jordan B. Petterson | 2018 | 5 |
Já há alguns anos que gosto de ler obras do Guillaume Musso, autor que me foi apresentado pela Daniela. Têm sido experiências de leituras diferentes. Há livros que gosto mais, e livros que gosto menos. No caso deste livro, posso dizer que foi um livro que gostei de ler, mas que não me arrebatou.
As primeiras páginas do livro prometem uma história de amor intensa. Dois jovens apaixonam-se, mas o facto de viverem em continentes diferentes assombra a felicidade deles. A separação é inevitável, mas fica a dúvida de se ambos serão capazes de alimentar um amor à distância.
Depois destas primeiras páginas, o livro entra numa fase completamente distinta. Há resquícios desta história de amor, mas a ação passa a centrar num conjunto de crimes que envolvem obras de arte.
Estas duas linhas narrativas cruzam-se. Contudo, a expetativa criada pelas primeiras páginas interferiu de forma um pouco negativa na minha experiência de leitura. Sim, foram as expetativas que condicionaram a minha leitura, mas a verdade é que não me permitiu usufruir de forma mais intensa da leitura que estava a ter.
Quando se inicia a última parte do livro, a história de amor ganha novamente um pouco de destaque. Consegui perceber a sequência narrativa e todas as escolhas do escritor. Tudo faz sentido na história que escolher contar! Há coerência nos acontecimentos e nas opções tomadas pelas personagens, no entanto isso não foi suficiente para me fazer ver o livro de outra forma.
Guillaume Musso gosta de dar um toque sobrenatural às suas histórias. Para mim, é uma imagem de marca do escritor. Há livros em que gosto desse encaixe, e outros em que acho que não funcionada muito bem. Neste caso, gostei e acho que funcionou. Foi um espécie de período de reflexão das personagens que, do meu ponto de vista, enriqueceu o texto.
Em suma, foi uma leitura agradável e que cumpriu o seu propósito de me entreter. Porém, não deixou o rasto de fascínio que uma história memorável consegue deixar.
Classificação
Criei este desafio com o intuito de estimular a leitura de thriller e policiais. As minhas leituras têm sido afetadas pelo meu estado de ânimo e, por isso, tenho tido pouca disponibilidade mental para este género de livros.
Gostava de ter chegado ao nível 4, mas não consegui. Iniciei apenas o nível 3.
Ficam aqui as minhas leituras para este desafio.
Nível 1 - Ter 4 livros lidos e um deles ser escrito por uma mulher
1. Cerimónia mortal, J. D. Robb - Escrito por uma mulher
2. O homem das castanhas, Søren Sveistrup
3. Eu sei o que vocês fizeram, Dorothy Koomson
4. Traz-me de volta, B. A. Paris
Nível 2 - Ter 8 livros livros lidos e um deles escrito por um autor nunca lido
5. A terapeuta, Gaspar Hernàndez - Escrito por um autor nunca lido
6. Boneca de trapos, Daniel Cole
7. A última vítima, Tess Gerritsen
8. Conduz o teu arado sobre os ossos dos mortos, Olga Tokarczuk
Nível 3 - Ter 12 livros lidos e um deles ter uma personagem principal feminina
9. Sopro do mal, Donato Carrisi
Nível 4 - Ter 16 livros lidos e um deles ter sido publicado em 2021
68 seguidores
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
01 Maio, 2020
É extremamente interessante refletir sobre a influência da nossa maturidade na forma como (...)
06 Abril, 2018
Conto: Felicidade Clandestina Classificação: 4 Estrelas Andava com muita curiosidade em ler (...)
16 Setembro, 2017
Classificação: 3 Estrelas No meu percurso literário, os clássicos, em particular os de (...)
30 Março, 2017
Classificação: 5 estrelas Apenas um desejo foi dos livros mais ternurentos que já li. É (...)
06 Outubro, 2015
Autor: John Boyne Ano: 2008 Número de páginas: 176 páginas Classificação: 5 Estrelas (...)