Opinião | "A irmandade do Santo Sudário" de Julia Navarro
A minha primeira experiência literária com as obras de Julia Navarro não foi muito feliz. Senti mais dificuldade a ler este livro que aquela que pensava. Esperava uma leitura entusiasmante, fluída e capaz de me roubar toda a atenção. Não foi assim que as coisas aconteceram.
O livro é narrado em duas épocas distintas: uma mais atual e outra que nos remete para os acontecimentos históricos que envolvem o Santo Sudário (tecido que ficou com a imagem de Jesus Cristo). Espera-se que a História ensine algo ao presente e ajude na resolução de um crime.
A leitura arrastou-se ao longo de muito, muito tempo. O meu interesse na história e na resolução da mesma foi-se perdendo. Houve uma altura da leitura, nomeadamente quando os capítulos remetiam para os acontecimentos do passado, em que me senti bastante envolvida e curiosa com o que estava a acontecer. Contudo, à medida que se foi avançando no tempo os acontecimentos tornaram-se um pouco confusos e perderam um pouco o interesse.
Creio que esta sensação de confusão esteve mais relacionado com a atenção que dediquei com livro do que com a existência de reais problemas estruturais. Não consegui identificar problemas na construção da narrativa ou das personagens. Acredito que o meu grande problema com este livro foi a desconexão que se estabeleceu entre nós, conduzindo a uma leitura mais espaçada no tempo, o que culminou com uma pobre experiência de leitura.
Analisando os motivos que marcaram o meu desencanto com este livro, acho que o grande responsável é o tema central de toda a história. Há uma forte componente religiosa no livro. É esta componente que marca o desenvolvimento dos acontecimentos e que condiciona o comportamento das personagens. Se há uns anos este tema me apaixonava muito, atualmente sinto que não espicaça a minha curiosidade e o meu interesse. Não tenho uma explicação lógica e racional para tal aspeto. É daquelas coisas irracionais que não se explicam.
Apesar desta minha experiência menos entusiasmante com o livro desta escritora, quero dar-lhe uma nova oportunidade. Por isso, aceitam-se sugestões.
Tens algum livro preferido da Julia Navarro? Que livro me aconselhas a ler?
Classificação