Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Por detrás das palavras

Por detrás das palavras

Opinião | "Amor de perdição" de Camilo Castelo Branco

16.09.17
Amor de Perdição
Classificação: 3 Estrelas

No meu percurso literário, os clássicos, em particular os de autores portugueses, constituem uma enorme lacuna. Li os livros de leitura obrigatória na escola e depois poucas foram as minhas leituras dedicadas aos clássicos. É um aspeto que tenho de mudar, daí ter pegado no livro Amor de perdição.

Este livro de Camilo Castelo Branco é um livro com uma história trágica e com personagens marcantes. Para além da tragédia a crítica social e a ironia estão também presentes, sempre que o escritor faz referência às freiras e ao modo de vida dos conventos.

Simão e Teresa são o casal apaixonado, o Romeu e a Julieta portugueses, que se veem a braços com um amor impossível de concretizar. Gostei deste casal envolto em toda aquela intensidade de sentimentos, porém senti falta de algo que os materializa-se aos meus olhos como um casal unido por um laço especial. O engraçado é que senti um laço muito maior entre Simão e Mariana. Senti algo especial entre estes dois, e ainda pensei que os ventos iam soprar a favor deles.

Foi uma estreia bastante positiva com o autor. É um clássico da língua portuguesa que possuiu uma tipologia de escrita e de construção da narrativa que facilita a leitura e a torna agradável. Não é aborrecida, pois os acontecimento sucedessem de forma dinâmica e manteve-me interessada em tudo aquilo que se ia passando com as personagens.

Penso que, para quem sente algum relutância em se aventurar por clássicos portugueses, este poderá ser uma boa aposta. Dadas as suas características, é um livro que consegue captar a atenção e manter o leitor interessado na leitura.

8 comentários

Comentar post