Opinião | "Como Não Morrer de Fome em Portugal" de Lucy Pepper
Classificação: 3 Estrelas
Quando iniciei a leitura do livro Como não Morrer de Fome em Portugal esperava encontrar um livro desinteressante que não me entusiasmasse. Como estava enganada ao deixar-me levar pelas ideias negativas que criei em volta deste livro. Eu estava completamente errada.
Gostei muito da forma como a Lucy foi expondo a sua experiência na adaptação a Portugal. Gostei da sua escrita objetiva e muito crítica, quer a aspetos culturais portugueses quer ingleses. Pareceu-me ser uma pessoa muito realista e capaz de analisar de forma coerente os meios onde se vê obrigada a interagir. Algumas passagens foram verdadeiros momentos humorísticos.
Através da visão da Lucy também pude refletir sobre a gastronomia portuguesa e os nossos costumes. Há aspetos que nos tornam peculiares e com uma identidade muito própria. Mas como a própria Lucy frisa sempre, não é algo negativo é apenas mais um aspeto ao qual é necessário criar adaptação.
Para além disso, a visão comparada com a realidade inglesa também mostra que os ingleses também são um povo com as suas singularidades.
Ler sobre comida escrito por alguém habituada a outro tipo de cultura gastronómica é uma oportunidade de refletir sobre aquilo que por cá se consome. A nossa obsessão pelos ovos, o cozido à portuguesa, o arroz doce, é super engraçado viajarmos pelas ideias da Lucy e perceber que de facto talvez estejamos a abusar dos ovos, da gordura e das receitas com alimentos transformados em algo pouco apelativo.
Gostei muito da escrita da Lucy e da forma descontraída como encarou a sua mudança para Portugal. Admirei a sua capacidade de se tornar um membro da comunidade e a gostei de conhecer as suas perceções relativamente ao povo português, ao povo inglês e aos i(e)migrantes.