Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Por detrás das palavras

Por detrás das palavras

Opinião | "Correntes" de Patrícia Morais

10.11.20

55459780._SY475_.jpg

Ser convidada por uma escritora para rever o seu livro é motivo de orgulho. Ser convidada, mesmo sabendo que o género literário não figura na minha lista de favoritos, a honra é ainda maior. A Patrícia conhece os meus gostos literários, sabe que não sou fã de fantasia e, mesmo assim, convidou-me a ler o seu novo trabalho.

"Correntes" é um spin-off do universo retratado nos livros "Sombras" e "Chamas" anteriormente escritos pela escritora. 
Tenho lido quase tudo o que ela publicou e tenho-me apercebido da sua evolução enquanto escritora. Essa evolução está presente na construção da narrativa, na descrição de cenários... Mas aquela que mais me tem agradado é a capacidade de descrever e humanizar as personagens. Este último aspeto está bem presente no livro "Correntes". 

Da minha leitura, eu divido esta obra em duas partes distintas: a parte com elementos sobrenaturais e parte sem elementos sobrenaturais. 
Ambas estão bem escritas, os acontecimentos são bastante interessantes e é fácil sentirmo-nos envolvidos na leitura. Porém, o meu gosto pessoal fez-me adorar a parte onde os elementos da fantasia não estão tão presentes. Acompanhar a vida de Ada, conhecer as suas dificuldades, acompanhar as suas lutas e a forma como escolhe viver o seu amor e a sua amizade foram os elementos que mais me apaixonaram e mais conseguiram captar o meu interesse e a minha atenção. 
Os elementos sobrenaturais não deixam de ser interessantes, só não despertam em mim o mesmo interesse que os outros elementos do livro despertam.

No geral, é uma leitura que vale a pena. Para quem não leu as outras obras da autora, não se preocupe que o desconhecimento não interfere na compreensão do conteúdo de "Correntes". É um trabalho que pode ser lido de forma independente. 

Chamo a atenção para uma campanha lançada pela Patrícia. Ela é uma pessoa de causas, de lutas e de participação cívica. Quem comprar as obras dela até ao Natal está a apoiar uma causa muito importante. A Patrícia irá usar algum dinheiro que recebe com a venda dos seus livros para comprar livros de autores nacionais para oferecer às casas de acolhimento residencial de crianças e jovens. Para mais informações, podem falar com a autora através da sua página do Instragram

Classificação

8 comentários

Comentar post