Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Por detrás das palavras

Por detrás das palavras

Opinião | "Correria dos pássaros presos" de Ana Gil Campos

16.12.20

correria dos pássaros presos.jpg

"Correria dos pássaros presos" é um retrato daquilo que são muitas das relações no século XXI.
É um livro muito marcado pela crítica social, espelhadas nas narrações que remetem o leitor para a dependência comunicacional através das tecnologias. Além deste aspeto, a história deixa transparecer as dificuldades das pessoas em quebrar as barreiras virtuais e em criar laços pessoais que só as relações cara a cara possibilitam.

A premissa que dá corpo a toda a construção da narrativa é muito interessantes. A autora conseguiu articular as personagens e os acontecimentos de forma a deixar espaço aos leitores para refletirem. São reflexões que acompanham diferentes fases da narrativa e é pelas "mãos" de Cândida e das suas escolhas e visões que o leitor vai conseguindo estabelecer um paralelismo entre a realidade e aquilo que vai acontecendo na história.

A leitura é agradável. O livro tem capítulos curtos, bem escritos e que permitem um leitura rápida e fácil. 
Tal como me aconteceu com obras anteriores da escritora, senti algum dificuldade em estabelecer uma relação mais emocional e intensa com o livro e com as personagens. Ao longo da leitura senti-me como se estivesse a ler um livro de não ficção ou um artigo científico porque existia interesse em continuar na leitura, porém mantinha com ele uma certa distância emocional. 

Não consigo identificar o que cria esta dificuldade. Acredito que possa ser mais um resultados da relação entre as minhas características de personalidade e aquilo que estou a viver no momento em que leio os livros. É aquela componente muito subjetiva que estabelece os padrões de relação entre o leitor, o livro e a história.

Tendo em consideração que o livro está bem escrito e dá corpo a uma premissa interessante, acredito que o livro possa traduzir-se numa leitura interessante para outro leitor. 

Classificação

 

2 comentários

Comentar post