Opinião | "Curar as energias negativas" de Anne Jones
Este ano tem lido mais livros de não ficção. Têm sido a minha companhia nas viagens porque não exigem uma leitura muito regular. Não fico refém de uma história, de uma sequência de acontecimentos que precisam de ser memorizados para que a leitura continue a fazer sentido. Nos livros de não ficção, eu leio conteúdo que me fica na memória por aprendizagem e assimilação imediata do conteúdo.
Curar as energias negativas despertou a minha atenção. Eu não sei muito bem se acredite em energias negativas. Aquilo que sei é que quando estou rodeada de pessoas com más intenções, que manifestam inveja de forma direta ou dissimulada, que me deixam sinais de que ficam felizes com a minha desgraçada fico esgotada, com um tristeza inexplicável e são pessoas com as quais, na generalidade, tenho muita dificuldade em estabelecer um vínculo afetivo significativo. Foram estes aspetos que me motivaram a ler este livro. Estava à espera de algum mais profundo e que explorasse mais este tipo de relações interpessoais.
Neste livro, cruzei-me com informação engraçada mas com um lado perigoso que me preocupou. Muitas pessoas, quando passam por um período de fragilidade emocional e psicológica recorrem, muitas vezes a este tipo de livros. Infelizmente, optam por se debruçar nestes livros em vez de procurar ajuda de um profissional. Por vezes, senti que o livro queria apresentar uma solução para todos os problemas da vida que condicionam a saúde psicológica individual. Infelizmente, não existem curas milagrosas. O problema é real e a intervenção de um profissional pode ser fundamental.
Um aspeto curioso foi que, ao longo da leitura, foram alguns os momentos em que dei por mim a rir. Era o meu lado racional a balizar a experiência de leitura e o facto de achar que algumas daquelas coisas não faziam grande sentido no contexto de vida real.
Não sei a quem poderá interessar estes livro. Acho que é uma temática demasiado específica. É um livro que poderá ser lido por alguém com sentido crítico e que tenha consciência que o livro não trará respostas para problemas de saúde psicológica que possam ter. É importante que seja lido com responsabilidade e com a plena consciência de que não são aquelas as respostas para curar aspetos da saúde mental.
Classificação