Opinião | "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector
Conto: Felicidade Clandestina
Classificação: 4 Estrelas
Andava com muita curiosidade em ler alguma coisa desta autora. Este conto que li faz parte do livro de Português do 9º ano (tem o texto integral) e tem sido abordado nas aulas de forma recorrente.
Na semana passada, como tinha que ler o conto de Março para o meu projeto, peguei no dito livro e li o conto em menos de 15 minutos. Fiquei agradavelmente surpreendida como, em poucas páginas, a autora numa escrita muito simples e clara, nos consegue trazer um conto repleto de significados.
É o conto que aborda um tipo de felicidade que me diz muito. No fundo, assistimos à felicidade que um livro pode gerar numa criança com poucos recursos.
Temas como o bullying, o prazer pela leitura, as necessidades sentidas por populações mais carentes e as diferenças socioeconómicas que criam abismos entre pessoas figuram de forma muito clara ao longo destas linhas.
Narrado na primeira pessoa, consegui facilmente aceder aos sentimentos da nossa narradora e da importância dos livros na vida dela. Os livros trazem uma "felicidade [algo] clandestina" que muitas pessoas não compreendem.
É um conto para sonhar, para nos perdermos na inocência da infância e na importância relativa que as coisas têm na vida das pessoas.
Eu fiquei fã e já "arranjei" o livro com o restantes 24 contos para ler.