Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Por detrás das palavras

Por detrás das palavras

13
Mar19

Opinião | "Loanda" de Isabel Valadão

Loanda
Classificação: 1 Estrela

Esta leitura acompanhou-me durante muitas semanas. Foi uma leitura prolongada porque me obriguei a terminar o livro e porque tinha a esperança de retirar algo de positivo de toda esta história. Consegui terminar e sobreviveu a minha desilusão perante o tempo que insisti na leitura.

De um modo geral tudo neste livro funciona de forma muito artificial. Os diálogos não são naturais, não nos transmitem interação entre as personagens e deixaram-me aborrecida. Não me mostrava o que estava a acontecer, apenas me contava. 
Aliado a tudo isto temos personagens pobres, mal caracterizadas e com comportamentos previsíveis e sem grande impacto emocional. 
Inicialmente até fiquei com expetativas positivas relativamente ao que iria encontrar. Gostei da premissa inicial de Maria Ortega. Infelizmente, este bom inicio dissolveu-se por meio de coisas mal explicadas, desinteressantes e em que senti que ela perdeu parte da sua essência inical. 
A relação que ela construiu com Anna de São Miguel foi muito forçada e estava sempre tudo bem entre elas, mesmo em assuntos capazes de fraturar a relação entre ambas. 
Também não consegui perceber a necessidade da escritora em usar sempre o nome completo quando se referia às personagens. Quebra o ritmo de leitura. 

Os elementos históricos que vão povoando o livro estão bem descritos, porém nem sempre os senti bem interligados com o conteúdo ficcional que a autora quis transmitir. Várias vezes me senti aborrecida, facilmente me perdi na leitura e tive necessidade de voltar atrás e reler.

Não foi uma leitura positiva para mim. Porém, vocês poderão ter uma experiência de leitura diferente. Por isso se têm este livro na estante ou têm algum interesse nele, tentem ler. Poderão gostar!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.