Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Por detrás das palavras

Por detrás das palavras

09
Abr20

Opinião | "Meu Amo e Senhor" de Techmina Durrani

meu amo meu senhor.jpgJá perdi a conta à quantidade de livros que relatam histórias dolorosas de mulheres que são silenciadas pelas regras sociais dos seus países de origem. Há histórias muito duras. Histórias que nos fazem agradecer o facto de sermos mulheres em países livres e onde as mulheres podem estudar, ter uma carreira e serem as guias da sua própria vida.

"Meu Amo e Senhor" é a história da Techmina, uma mulher paquistanesa que experimenta o sofrimento das suas escolhas. Muito jovem Techmina é alvo de maus tratos psicológicos. A mãe não lhe dá afeto. Ela cresce ao sabor de palavras cruéis e da falta de empatia. São estas experiências que a fragilizam e que acabam por determinar muitas das suas escolhas e comportamentos. 

É um discurso muito duro e real daquilo que é o quotidiano das mulheres vítimas de violência doméstica, sem direitos reconhecidos e que se veem agarradas aos costumes de uma cultura que conhecem, mas que não as protege.

É  muito complicado escrever uma opinião a livros deste género. Os relatos duros, a falta de uma vida digna para as mulheres e supremacia masculina. Consegui sempre compreender a vida e as escolhas de Techmina, porém em alguns momentos zanguei-me por ela não ser capaz de dar continuidade à sua determinação de mudar de vida.

O livro também nos traz alguns aspetos relacionados com a situação política do Paquistão. Eu gostei muito de ler sobre esses assuntos. Fiquei a conhecer os contornos de um sistema político complexo e permeável a influências. 

Classificação