Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Por detrás das palavras

Por detrás das palavras

06
Mar19

Opinião | "O Bom Inverno" de João Tordo

O Bom Inverno
Classificação: 2 Estrelas

O Bom Inverno foi uma leitura que não me fez sentido. Apesar de ter compreendido a história e eu não consegui perceber o intuito da história. 
Talvez seja eu que espere que as histórias que leio tenham um propósito, que me conduzam ao longo de um enredo coerente, com personagens que se afigurem como reais e que eu possa entender qual ou quais os objetivos associados a tudo o que se vai desenrolando com a evolução da narrativa. No fundo, procuro enredos coesos e consistentes e que se consigam materializar na minha mente. Este livro esteve um pouco longe de me oferecer isso. Não consegui entender o porquê de grande parte dos acontecimentos, não senti coerência, não consegui perceber o interior daquelas personagens, as suas motivações e os seus reais interesses.

A primeira parte do livro é bastante aborrecida. O narrador é um escritor com um ego demasiado intenso, que não diminui com o seu estado depressivo. Foi uma fase do livro muito chata para mim, onde me irritei com o narrador, com o seu discurso derrotista e com as relações que ele foi criando.

Numa segunda parte, o registo da narrativa muda de forma substancial. Surgem novas personagens que deveriam ser fonte de mistério, mas que, do meu ponto de vista, trazem uma carga misteriosa fraca pois foram  mal explorados pelo escritor.
Apesar de estar curiosa por saber como tudo iria acabar, foi uma desilusão não conseguir encaixar na minha mente uma explicação mais ou menos lógica que me permitisse perceber o comportamento de algumas personagens e as suas motivações. Foi tudo tão confuso e tão pouco esclarecido que me senti grande parte do livro entre o desespero pela leitura estar a ser penosa e a curiosidade em saber como tudo iria culminar. 

Dadas as opiniões positivas que vi relativamente às obras deste escritor português, não me vou deixar marcar por esta experiência menos positiva. Tentarei ler outro livro para, assim, construir uma opinião mais sólida em relação ao estilo do autor, às suas histórias e à sua escrita. Por isso, deste lado, aceitam-se sugestões.