Opinião | Romeu e Julieta

Ano: 1594
Editora: Europa América
Número de páginas: 208 páginas
Classificação: 2 Estrelas
Sinopse: Aqui
Opinião
Este livro marca o início do meu projecto conjunto com a Denise intitulado Empréstimo Surpresa.
Vi o filme Romeu e Julieta há alguns anos atrás e desde aí que sempre tive curiosidade de ler o livro. Nunca tinha chegado a oportunidade de ler o livro, até este momento.
A minha relação com peças de teatro não é fácil. Não sinto uma ligação muito grande com este género. São histórias onde tudo acontece muito rápido e eu nunca me consigo ligar verdadeiramente às histórias e às personagens. Tudo isto aconteceu com o livro Romeu e Julieta. Foi uma leitura muito mediana que não me arrebatou nem me cativou.
O amor arrebatador e único entre Julieta e Romeu que é apresentado no filme, no livro não produz o mesmo efeito. Penso que esta minha sensação se deve ao facto de, como já escrevi mais atrás, tudo aconteceu demasiado depressa.
Também não senti grande intensidade na rivalidade entre as duas famílias e isso ainda me tornou a leitura mais estranha.
Apesar de todas estas minhas incompatibilidades com o género dramático, gostei da mensagem que é passada no final do livro e que faz todo o sentido tendo em conta o contexto dos acontecimentos.
Talvez um dia volte a reler este livro só para ver se ele me transmite sensações diferentes. Quando ao género dramático, espero que um dia me possa cruzar com um texto que me deixe verdadeiramente encantada.