Por detrás da tela | "Sleeping with the Enemy" (1991)
Classificação: 7 / 10 Estrelas
Por vezes gosto de ver filmes mais antigos e acaba por descobrir boas histórias cinematográficas. Desconhecia a existência do filme Sleeping with the Enemy e da temática que ele abordava.
Eu gosto muito de Julia Roberts enquanto atriz. Das várias personagens que interpretou guardo com um carinho especial a sua interpretação enquanto Anna Scott no filme Notting Hill, mas admiro-a nos vários projetos que ela decide abraçar. Este filme não foi exceção.
Aqui, Julia Roberts é Laura Burney, uma mulher que se vê num casamento abusivo e que reúne coragem para se libertar das amarras de um homem que não a respeita.
A temática da violência doméstica não é nova, porém acho que na época em que o filme foi lançado talvez tenha sido uma novidade e tenha abordado um tema ainda mais escondido do que aquilo que assistimos na atualidade. Por este motivo este filme continua atual e com uma mensagem bastante pertinente.
O filme gerou em mim um misto de sentimentos. Sentir medo, raiva, tristeza... No fundo , um elemento que atesta o efeito do filme em mim e mostra que o filme foi capaz de me transportar para aquele contexto e de o tornar realista aos meus olhos.
Atendendo a todos os aspetos que figuram da narrativa deste filme, acho que o mesmo será intemporal. Por muitos anos que passem, a mensagem manter-se-á atual quer para sensibilizar as pessoas para esta problemática, quer para inspirar mulheres e homens que estejam numa situação semelhante a procurar uma forma de se libertarem de uma prisão emocional.