Retalhos de uma leitura conjunta

1. Achas que o facto do Afonso mentir ao dizer que trabalha na parte administrativa terá alguma consequência na relação?
Penso que sim! Acho que algo vai correr mal e quem vai sofrer com isso será Agnès. Avizinho um momentos trágicos e dolorosos para o amor dos dois.
2. Que achaste da conversa entre o Cenoura e o Afonso nas páginas 430/434?Que interpretação retiras do que diz o Afonso?
Eu acho que o Afonso é uma alma idealista que nunca deixou que a sua veia solidária e de justiça fosse consumida pela Guerra e pela dureza da vida militar. Neste sentido, penso que a conversa com o Cenoura advém da sua percepção da guerra e do seu papel nela. É claro que isto é tudo muito bonito nas palavras, porque quando Afonso se vê na linha da frente quase que inconscientemente agradece o facto de ser Capitão. Mas ela continua a ser bondoso e com um enorme sentido de justiça. Preocupa-se genuinamente com os outros e isso viu-se na forma como ele se comportou no raide.
3. Tendo em conta que os soldados portugueses não tiveram direito a períodos de descanso e comparado com os outros, vivem realmente nas piores condições, será isto sinal de mau agouro?
Sim... A desorganização que se vive nas trincheiras portuguesas e a inexperiência das tropas não irá ajudar no momento em que os alemães decidirem atacar os portugueses eles vão sentir dificuldades.