Autor: Eça de Queirós Ano de publicação: 2013 Editora: Projecto Adamastor Classificação: 4 Estrelas Desafio: De A a Z...
Sinopse
"Há um provérbio eslavo da Galícia que diz: «O que não contas à tua mulher, o que não contas ao teu amigo, conta-lo a um estranho, na estalagem.» Mas ele teve raivas inesperadas e dominantes para a sua larga e sentida confidência. Foi a respeito do meu amigo, do Peixoto, que fora casar a Vila Real. Vi-o chorar, àquele velho de quase sessenta anos. Talvez a história seja julgada trivial: a mim, que nessa noite estava nervoso e sensível, pareceu-me terrível — mas conto-a apenas como um acidente singular da vida amorosa…
Começou pois por me dizer que o seu caso era simples — e que se chamava Macário."
Opinião
Até à leitura deste conto só me tinha cruzado com Eça de Queirós na leitura obrigatória do 11º ano, Os Maias. Na altura fui das poucas pessoas da turma que leu o livro na integra e fiquei com uma opinião muito positiva do livro.
Entretanto surge o Projecto Adamastor, torno-me voluntária e a primeira obra que revi foi precisamente esta.
É um conto muito simples que nos traz a história de um amor e de uma mulher singular. Esta mulher, de seu nome Luísa, dotada de uma beleza encantadora, enfeitiça o coração de Macário.
Macário decide fazer tudo por este amor e arrisca a sua vida segura em busca deste ideal.
Eça de Queirós cria um enredo cativante com personagens muito reais. Foi muito bom este re-encontro com a narrativa de Eça de Queirós.
Quem quiser ler este conto, ele está disponível aqui.